Gambiarra da semana: Usando um teclado e um mouse sem fio com seu dispositivo Android

Estou escrevendo este texto com um teclado padrão ABNT, sem fio em um Motorola Moto X 2014. Até o momento, o maior obstáculo tem sido a memória muscular. Tenho que me acostumar com essas teclas “novas”, como o cedilha e a localização dos acentos, para que a escrita se torne fluida como tem sido nos últimos seis anos usando o padrão americano, em sucessivos Macs desde o meu primero MacBook White, em 2009. Na época, me lembro que houve uma curva de aprendizagem. É o caso novamente, com este teclado.

Usar um teclado e um mouse no Android é uma brisa, e transforma seu smartphone ou Tablet com Android num computador para propósito geral.

O mouse garante que você não irá precisar tocar na tela em quase nenhum momento. Ele mostra um ponteiro que só se ativa quando o mouse se movimenta, e desaparece graciosamente quando o mouse está repousando sozinho na mesa.

Não é necessária nenhuma configuração adicional: Basta plugar o receptor num adaptador microUSB. Se seu Smartphone ou tablet suportar a tecnologia OTG, ele imediatamente será reconhecido e poderá ser usado. Você pode plugar um teclado com fios, mas perderá a conveniência do uso do mouse, que substitui o seu dedo na tela. Usar um combo com um receptor elimina esta limitação, que é a do Smartphone usar apenas uma porta para alimentação, periféricos e troca de dados.

O Alt+Tab (tal como o Command+Tab em um teclado para Mac) ativa a multitarefa do Android e te localiza exatamente no último aplicativo que você estava usando.

Para escrever este texto, estou usando um combo wireless da Genius, que me custou 90 reais. O problema mais relevante talvez seja a dificuldade de manter a bateria muito tempo funcionando com a tela acesa. Talvez ele suporte um HUB alimentado, ainda não testei.

Combinado com um espelhamento via Chromecast, e o IA Writer para Android, recentemente lançado, esta combinação eleva sua experiência com o Android a um novo nível.

Como fazer seu Motorola Moto X 2014 com Lollipop entrar em modo de recuperação

Depois de bater bastante a cabeça, descobri uma coisa: depois do update para o Android 5.0 Lollipop para o Moto X 2014, a motorola mudou o modo como você entra em Recovery Mode.

As instruções anteriores eram:

  • Desligar o telefone, esperar alguns segundos;
  • Manter pressionados o botão de diminuir o volume e o power ao mesmo tempo, por cerca de três segundos;
  • selecionar “Recovery” no menu que aparecer, chegando até ele com o botão de diminuir o volume e selecionando a opção com o botão de aumentar o volume;
  • Quando o robozinho verde aparecer, de barriga aberta pra cima, pressionar ambos os botões de volume ao mesmo tempo por 5 segundos e então o power.
  • selecionar a opção desejada com o botão de diminuir volume (o de aumentar não serve mais para ativar a opção nesta tela, mas o botão power).

Agora, quando aparecer o robozinho verde dodói, você tem que:

  • Segurar o botão power por de dois a três segundos e então o botão de aumentar o volume.

Vi esta dica no Reddit, e não resisti em compartilhar com vocês. Vai poupá-los de perder o tempo que eu perdi para descobrir.